Dicas de manutenção para carros antigos: evite despesas caras

Tratar bem o carro com a devida manutenção resultará em uma propriedade recompensadora a longo prazo, poupando os custos de comprar um veículo novo antes do necessário. 

Eu vou lhe dizer como estou mantendo meu carro de 18 anos funcionando tão bem quanto novo, e como ele é bom o suficiente para durar mais 100.000 milhas. 

Os veículos foram construídos muito melhor nos últimos 20 anos do que nas décadas anteriores. Mais pessoas estão segurando seus carros antigos mais do que nunca. Isso pode ser devido à economia e à situação do trabalho, mas isso é mais uma razão para se agarrar ao seu carro antigo.

Benefícios de manter seu carro velho

Manual do usuário do seu carro dá-lhe um cronograma para manter certas coisas. Siga as recomendações do fabricante. Isso ajuda a prolongar os anos úteis do seu carro.

Aqui está uma pequena lista:

  • Troque o óleo e o filtro de óleo rotineiramente.
  • Mantenha todos os fluidos preenchidos corretamente. Isso pode ser incluído nas trocas de óleo.
  • Substitua as velas de ignição.
  • Substitua o refrigerante.
  • Verifique o fluido de freio.
  • Gire os pneus conforme recomendado pelo fabricante do pneu.
  • Verifique a pressão dos pneus de todos os pneus uma vez por mês e antes de longas viagens.
  • Não se esqueça do pneu sobressalente ou donut; verifique sua pressão também.
  • Outra manutenção, conforme necessário, conforme o cronograma recomendado.

Já tenho mais de 100.000 milhas no meu carro. Na próxima seção, explicarei o que eu fiz recentemente para ter certeza de obter mais 100.000 milhas.

Mude a correia dentada do motor após 100.000 milhas

A correia dentada ou corrente liga o virabrequim à árvore de cames. Ele controla o tempo das válvulas em um motor de combustão interna. 

Existem dois tipos de motores: interferência e não interferência. Eu tenho um carro com um motor de interferência. Se minha correia dentada quebrar durante a condução, o motor será danificado e precisará ser substituído. Isso é caro! 

Veículos que não possuem um motor de interferência não sofrerão muito dano quando a correia dentada quebrar. Ele só vai parar de correr. O carro ainda precisará ser rebocado, mas o reparo exigiria apenas a substituição da correia dentada, e não um motor totalmente novo.

Confira o manual do proprietário para ver qual tipo de mecanismo você tem. Se você tiver um motor de interferência e tiver atingido 100.000 milhas, deverá substituir a correia dentada antes que ela se quebre. Se você não tiver um motor de interferência, ainda deve planejar a troca da correia dentada, a menos que esteja ansioso para ser rebocado algum dia, possivelmente em um momento inconveniente. 

Eu decidi que era hora de fazê-lo e eu trouxe meu carro para a minha loja de automóveis local para evitar chances de explodir meu motor.

Como economizar em mão de obra

Você pode economizar gastos futuros com mão de obra fazendo várias coisas ao mesmo tempo em que a correia dentada é trocada. Pedi ao mecânico para fazer o seguinte junto com a correia dentada:

  • Mude todos os cintos
  • Troque a bomba de água
  • Lave o sistema de arrefecimento

Isso economizará dinheiro a longo prazo. Um