A manutenção básica do carro poupa dinheiro e ajuda a reduzir o risco de avaria.

Estas verificações básicas de segurança são fáceis de fazer e levam apenas alguns minutos por semana.

Verificações básicas de segurança

  1. Verifique todas as luzes exteriores estão funcionando. Isso pode ser feito facilmente na garagem, verificando seu reflexo contra as paredes. 
  2. Verifique se as superfícies de vidro (incluindo os espelhos) estão limpas e livres de lascas, rachaduras e arranhões. 
  3. Verifique se os limpa pára-brisas e as anilhas funcionam eficientemente. 
  4. Certifique-se de que a buzina funciona. 
  5. Teste o freio de mão para garantir que ele ‘prende’ o carro em colinas íngremes. 
  6. Verifique o estado dos cintos de segurança. Certifique-se de que o cinto não está gasto, danificado ou exposto ao sol. Teste o mecanismo dando um puxão forte no cinto para ter certeza de que ele trava. 
  7. Verifique as pressões dos pneus, o estado e a profundidade e desgaste do piso. 
  8. Preste atenção para manchas de óleo ou refrigerante no chão da garagem. Estes podem indicar um problema emergente.

Por que eu deveria atender meu carro?

Apenas 52% dos habitantes de Queensland servem seus carros em intervalos de seis ou 12 meses, de acordo com os números do RACQ. Então, o que acontece com os 48% restantes que não atendem o carro regularmente? Neste episódio da RACQ TV, vamos dar uma olhada no que pode acontecer com seu carro se você não o fizer regularmente. Você verá que não é apenas perigoso dirigir um carro que não é mecanicamente correto, mas também é um fardo financeiro para consertar. Você não terá dúvidas de que a manutenção e a manutenção regulares do carro podem evitar o desgaste desnecessário ; mantenha-o funcionando em ótimas condições e fora do cemitério do carro.

Verificações do nível de fluido

Motor 
Verifique o óleo do motor semanalmente quando o carro estiver quente e no nível do solo. Pare o motor e aguarde alguns minutos até que o óleo assente, retire a vareta e limpe-a. Empurre a vareta até o fim, espere um segundo, retire-a e verifique o nível. O óleo deve estar entre as duas marcas. Lembre-se de empurrar a vareta totalmente para dentro ao reinstalar. 

Transmissão automática
Se o seu veículo tiver uma vareta de transmissão (verifique o manual do seu proprietário quanto à sua localização), verifique semanalmente o fluido de acordo com as instruções do manual do proprietário. 
Se for necessário mais fluido, adicione o fluido recomendado através do tubo da vareta. Espere cerca de um minuto para que o óleo se estabilize antes de testar novamente o nível com a vareta.
Transmissões manuais e transmissões automáticas não equipadas com uma vareta são mais difíceis de verificar. Seu mecânico deve realizar verificações de nível de fluido nessas transmissões. 

Refrigerante do radiador
Verifique o nível do refrigerante pelo menos semanalmente. Se o seu veículo estiver equipado com um tanque de expansão / recuperação, verifique se o nível do líquido de arrefecimento está um pouco acima da marca ‘mínima’ quando o motor está frio ou entre a metade e o ‘máximo’ com o motor em operação. Também é essencial verificar regularmente o nível do líquido refrigerante